Um terremoto considerado mais forte para os padrões do Brasil, ocorrido na região de Frutal, no Triângulo Mineiro, chamou a atenção nesta terça-feira, dia 18. O sismo foi registrado pelos principais institutos brasileiros e também validado pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O Painel Global destaca o tremor de 4.3 magnitudes validado pelo USGS. O sismo ocorreu às 13:08 UTC e foi localizado a 13 quilômetros de Frutal e a 16 quilômetros de Pirajuba a uma profundidade estimada em 11 quilômetros.
Já o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) reportou dois abalos sísmicos na região de Frutal. O primeiro atingiu magnitude 4.0 às 10h08, hora local, e o segundo magnitude 3.2 poucos minutos depois, às 13h19, hora local.
Os sismos sequenciais também foram registrados pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília em 14 estações e pela Rede Sismográfica Brasileira com magnitudes 3.3 e 4.1 respectivamente.
Evento foi o mais forte em quase 10 anos
Segundo geólogos, diversos tremores mais leves vêm sendo registrados entre Frutal e Planura nos últimos anos. O tremor desta terça-feira ainda é classificado como leve pelos institutos de sismologia, embora seja um evento raro nesta faixa de intensidade para Minas Gerais e o Brasil.
De acordo com os dados dos institutos, este é o maior tremor de terra já registrado em Frutal desde 2015 e apesar do susto não houve registro de feridos. Muitos moradores relataram e gravaram vídeos de prateleiras e objetos balançando por pouco mais de dez segundos.
Fonte: Painel Global
Deixe um comentário