Lar Geral Nova CEPA da Covid é detectada no Brasil
GeralÚltimas Notícias

Nova CEPA da Covid é detectada no Brasil

Cientistas temem que, com essa disseminação global, a XEC se torne em breve a cepa dominante da doença.
Uma nova cepa da Covid-19 deixou a Europa em alerta. De acordo com agências de saúde pública, a nova variante da doença, chamada de XEC, já se disseminou por pelo menos 11 países do continente. Além dos países europeus, a mutação já foi detectada no Canadá, Estados Unidos e também no Brasil, mais especificamente, em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Segundo o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a variante XEC foi encontrada em amostras de dois pacientes diagnosticados com a doença em setembro do ano passado.
A nova cepa já é analisada por cientistas, que indicam à população para tomar vacina contra o coronavírus e realizar exames caso apresentem algum sintoma suspeito.
Mas o quão preocupados devemos estar com essa variante?
A XEC surgiu na Alemanha – O maior crescimento dessa nova cepa ocorreu na Alemanha, onde surgiu pela primeira vez em junho de 2024, e na Dinamarca.
Como a XEC é disseminada? – A XEC é transmitida exatamente da mesma maneira que a Covid-19, pela boca ou nariz de uma pessoa infectada em pequenas partículas líquidas quando ela tosse, espirra, fala, canta ou respira.
Medos de uma cepa dominante – Cientistas temem que, com essa disseminação global, a XEC se torne em breve a cepa dominante da doença.
Forma híbrida – A variante XEC é um híbrido das subvariantes ômicron anteriores KS.1.1 e KP.3.3, atualmente dominantes na Europa.
Sintomas de XEC – A cepa XEC apresenta sintomas semelhantes aos de outras variantes da Covid. Tosse ou dor de garganta geralmente são os primeiros indicadores de que uma pessoa contraiu o vírus.
Febre – Uma temperatura alta também pode ser indicativa do início da XEC.
Dores – Dores de cabeça, dores nos membros e dores musculares são frequentemente sintomas de uma pessoa que contraiu XEC.
Cansaço – Outros sinais de XEC podem incluir fadiga e falta de ar.
Perda do paladar e do olfato – E, de acordo com casos anteriores de Covid-19, algumas pessoas afetadas pela XEC podem perder o paladar, juntamente com a perda do olfato.
Mais contagiosa – Um fato que pode ser preocupante é a descoberta de que a XEC é mais contagiosa do que as cepas anteriores, de acordo com uma pesquisa realizada no Instituto de Genética do University College de Londres.
Determinando a causa – Cientistas estão usando um método chamado sequenciamento para aprender mais sobre XEC.
Mais contagiosa – Um fato que pode ser preocupante é a descoberta de que a XEC é mais contagiosa do que as cepas anteriores, de acordo com uma pesquisa realizada no Instituto de Genética do University College de Londres.
TNONLINE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Previsão do tempo para o mês de abril no Paraná

A previsão do tempo de abril é de chuva e temperaturas amenas no Paraná, de...

Colheita de soja atinge 95% no Paraná

A colheita da soja avançou cinco pontos percentuais em uma semana no...

Deu ruim… tentou agredir mãe e irmã, levou paulada e tijolada….

Jovem tenta agredir mãe e irmã e sofre tentativa de homicídio com...

Crânio é encontrado em armário em Santa Helena

Um crânio humano foi encontrado dentro do armário de um ex-coletor da...