Lar Geral Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), 10 milhões de documentos já emitidos
GeralÚltimas Notícias

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), 10 milhões de documentos já emitidos

Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento vai modernizar todo o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil, possibilitando o estabelecimento de dados íntegros para os cadastros do governo, redução de fraudes e ampliação da segurança dos processos de identificação brasileiros. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (29 /7 ) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado ”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Até o momento, a CIN é emitida em 24 estados e no Distrito Federal. Somente o Amapá e Roraima ainda não expedem a nova carteira.

Uma das grandes novidades da nova carteira é a adoção do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de Registro Geral (RG) em todo o país, evitando que cada estado da federação emita um documento com um número diferente. “Mas este é um documento que vai além da segurança pública, a CIN vai possibilitar que a administração pública seja proativa na oferta de serviços públicos”, complementou o secretário .

Como a CIN acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos, a sua base de dados vai possibilitar no futuro que o governo oriente um estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou avise a uma pessoa idosa que ela tem direito a receber um benefício, como o BPC , por exemplo. “Com a CIN, vai ficar mais simples saber se uma pessoa tem direito a receber o Bolsa Família ou avisar sobre a data de uma consulta médica”, acrescentou Mascarenhas.

Uma outra vantagem da CIN é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, garantindo o maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 159 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.30 0 serviços digitais.

Rio Grande do Sul

Até o momento, o estado que mais emitiu CINs foi o Rio Grande do Sul (RS), com mais de 1,2 milhão de carteiras expedidas. Morena Santos, moradora de Porto Alegre, relata que conseguiu pegar sua CIN mesmo com todo o momento difícil vivido pelo estado por causa d o desastre ambiental . Ela relata que fez a nova carteira antes das enchentes e que a sua CIN ficou pronta durante es se período .

“Não tinha certeza se tinha atendimento ou não pelas questões da enchente. E quando eu liguei lá, o protocolo estava funcionando. A pessoa que me atendeu disse que minha carteira estava pronta e que eu poderia retirar”, disse Santos. “Co nsegui retirar durante a enchente”, completou.

Para apoiar o estado, o Ministério da Gestão está trabalhando em conjunto com as autoridades do RS para realizar a reimpressão de CINs . Todo este movimento foi simplificado pela tecnologia utilizada na nova carteira , que simplifica o processo . Como o documento possui padrão nacional, foi possível verificar a identidade das pessoas e emitir a segunda via da CIN.

 Agência GOV

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Homem soterrado em Santa Izabel D’Oeste

Na manhã desta quinta, próximo das 11:10hs em Santa Izabel do Oeste,...

“PEIXE DO JUÍZO FINAL” É VISTO PELA TERCEIRA VEZ NO ANO

O peixe-remo de águas profundas — considerado um prenúncio de más notícias...

Jovem de 18 anos morre afogado em lago

Um jovem de 18 anos morreu afogado na noite de quarta-feira (20),...

Acidente com óbito entre Enéas Marques e Francisco Beltrão

Um homem morreu em um acidente de trânsito no início da noite...

Você não pode copiar conteúdo desta página