Uma ação de hackers invadiu o sistema e o banco de dados da Câmara de Vereadores de Itapejara D`Oeste, entre os dias 2 e 3 de março. O hacker criptografou as informações de contabilidade e de recursos humanos do Legislativo. Com isso, todos os arquivos são convertidos em código secreto e não se consegue mais o acesso aos sistemas, paralisando os trabalhos dos setores de contabilidade e de controladoria da Casa de Leis.
A ação permite o acesso parcial ao portal da transparência da Câmara, que é ligado a outros sistemas.
De acordo com Jonas Ferreira de Andrade, presidente do Legislativo, o sistema foi danificado no período em que a Câmara não funcionou. Desta forma não é possível lançar e nem acessar os dados até que o servidor seja formatado e os sistemas reinstalados. O vereador espera que todo o processo de recuperação seja concluído até a próxima semana, visto que os procedimentos de reparos estão em andamento.
Jonas informa que os arquivos não serão perdidos, porque o sistema possui o backup, que é uma cópia de segurança onde todos os arquivos são armazenados. Se não tivesse este dispositivo, tudo seria perdido. A ocorrência foi comunicada as autoridades policiais e ao Tribunal de Contas do Estado. Um fato que chama a atenção é que aparece um e-mail nos arquivos danificados.
Geralmente os hackers entram nos sistemas dos órgãos públicos e através da Internet ou do e-mail que aparece tentam negociar valores para liberar o funcionamento. Jonas disse que a Câmara resolveu contratar uma empresa para fazer os serviços e não contatar com os hackers e, ao mesmo tempo, serão tomadas todas as medidas para dar mais segurança aos sistemas.
Com informações da Câmara de Vereadores de Itapejara D´Oeste
Deixe um comentário