O periodo de final e começo de ano em Verê tem sido movimentado no setor policial. O destaque desta vez é para o trabalho da polícia em fiscalizar as situações de trânsito ocorridas em nosso município. E na execução do trabalho, a polícia militar em Verê, sob o comando do Sgto. Padilha, retirou de circulação 7 motocicletas que foram apreendidas durante o trabalho das equipes.
As motos apreendidas apresentam problemas na documentação e principalmente a situação dos escapes abertos, o pessoal do “ran dan dan”, que frequentemente tem sido alvo de reclamação de moradores de Verê pela perturbação de sossego. Na manhã de hoje, das 7 motocicletas apreendidas, 2 tiveram a documentação regularizada e foram retiradas antes da transferência das mesmas para o pátio, as outras 5 foram transportadas, e para voltarem a circular novamente, deverão estar com os documentos em dia e a situação mecânica regularizada.
As fiscalizações continuam, afim de coibir este tipo de situação, as equipes estarão nas ruas realizando abordagens e também o trabalho de prevenção.
Segundo o Artigo 98 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), nenhum proprietário ou responsável por um veículo poderá realizar ou ordenar que sejam realizadas modificações nas características de fábrica de um veículo sem prévia autorização de autoridade competente.
O parágrafo primeiro diz que veículos e motores que sofrem alterações ou conversões devem atender os mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído do Contran.
Infração grave e penalidades aplicáveis
Mas, quais são as consequências de andar com o escapamento aberto? Conduzir veículo com descarga livre ou silenciador defeituoso é considerado infração grave. Isso resulta em uma multa e pontos na carteira de habilitação. O valor da multa é de R$ 195,23, e o condutor recebe cinco pontos na CNH. Contudo, o veículo também pode ser retido até a regularização.
Fiscalização e abordagem pelas autoridades
Entretanto, a fiscalização desse tipo de infração é responsabilidade dos órgãos de trânsito. Policiais podem abordar motociclistas suspeitos de estarem com o escapamento irregular. Além disso, operações específicas são realizadas para coibir esse tipo de prática, visando o bem-estar e a tranquilidade pública.
Impacto ambiental e social do escapamento aberto
Além das questões legais, é importante considerar o impacto ambiental e social. O ruído excessivo contribui para a poluição sonora, afetando a qualidade de vida nas cidades. Aliás, o respeito às normas de trânsito também reflete na segurança de todos os usuários das vias.
Parabéns a polícia militar de Verê. Esses abusos afetam idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, além dos animais.