Na manhã de hoje, por volta das 11:50hs, câmeras de segurança instaladas nas dependências da escola municipal São João Batista de La Salle, registraram uma situação de vandalismo praticada por 2 menores de idade. As câmeras registraram a ação, onde os meninos entram no pátio da escola, no horário que não havia nenhum funcionário no local, pulando a cerca de telas, de aproximadamente 2 metros de altura.
Na sequência, as câmeras registram os menores passeando pelo pátio da escola, e por fim, acabaram arrancando 3 câmeras de segurança junto com a fiação, deixando as mesmas jogadas no chão antes de deixar o ambiente. Com as imagens gravadas de outras câmeras, foi possível realizar a devida identificação dos autores.
De posse das imagens, a equipe de plantão da Policia militar em Verê, realizou as buscas e localizou os autores do fato, e também localizada a genitora, e neste momento foi constatado que os dois são irmãos. A genitora e os menores foram conduzidos para o destacamento da polícia e posteriormente encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Dois Vizinhos para as providências cabíveis.
Pelo fato dos autores do vandalismo serem menores de idade, nem as imagens e nem a identidade dos mesmos pode ser divulgada por questões jurídicas legais.
O vandalismo é um crime previsto no artigo 163 do Código Penal brasileiro, que descreve “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. As penalidades podem variar de detenção de 1 a 6 meses ou multa de 1 a 6 salários mínimos, no caso de dano simples. Além das penas criminais, os responsáveis podem ter de pagar indenização por danos ao patrimônio público ou privado.
As câmeras foram instaladas nas escolas municipais em Verê no final do ano passado, justamente para trazer mais segurança ao ambiente escolar.
Deixe um comentário