Lar Policial Gaeco de Francisco Beltrão e Polícia Militar deflagram Operação Mensageiro, que investiga possíveis crimes praticados por policiais militares do Pelotão de Barracão 15/05/2025 – 08:12
PolicialRegiãoÚltimas Notícias

Gaeco de Francisco Beltrão e Polícia Militar deflagram Operação Mensageiro, que investiga possíveis crimes praticados por policiais militares do Pelotão de Barracão 15/05/2025 – 08:12

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, a Operação Mensageiro, que apura possíveis crimes de associação criminosa, corrupção passiva, peculato e prevaricação supostamente praticados por dois policiais militares lotados no Pelotão de Barracão, no Sudoeste do estado.
Foram cumpridos em conjunto com a Polícia Militar, a partir do 21º Batalhão da Corporação, 11 mandados de busca e apreensão, oito de busca pessoal e dois de prisão temporária nos municípios de Barracão, Pranchita e Dionísio Cerqueira (SC). As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar.
As investigações, iniciadas em 2024, demonstraram que os policiais militares, em conjunto com empresários e outros civis da região, teriam estabelecido uma associação criminosa para a cobrança de valores de pessoas envolvidas com contrabando e descaminho de produtos oriundos da Argentina. O esquema funcionava de modo que aqueles que pagavam os valores solicitados não tinham suas cargas apreendidas e eram informados sobre eventuais operações policiais em andamento.
Constatou-se ainda que, em algumas oportunidades em que houve apreensões de produtos pelos agentes policiais, parte da carga teria sido desviada em proveito próprio.
Os mandados de prisão temporária foram deferidos contra os dois policiais militares e têm prazo inicial de cinco dias.
Durante o cumprimento dos mandados, que contou com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar e do Gaeco de Santa Catarina, foram apreendidos diversos documentos e equipamentos eletrônicos que serão periciados no curso das investigações.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Operação policial prende 4 em Campo Erê.

Duas foram por tráfico de drogas e duas por determinação judicial. Uma...

ACIAVE projeta ano de 2025 com ações inovadoras para fortalecer o comércio e associativismo em Verê

A Associação Comercial e Industrial de Verê (ACIAVE), entidade sem fins lucrativos...

Verê agora conta com uma unidade do Laboratório LABLIFE

O Laboratório LABLIFE foi fundado em Dois Vizinhos, Paraná, com o compromisso...