Lar Saúde Má alimentação pode aumentar a ocorrência do uso de óculos no Brasil
SaúdeÚltimas Notícias

Má alimentação pode aumentar a ocorrência do uso de óculos no Brasil

Imagem ilustrativa feita por IA
Um levantamento divulgado recentemente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou que o número de brasileiros com problemas de visão está aumentando drasticamente. O Conselho fez uso de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e considerou informações de condutores de veículos. A pesquisa revelou que o número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por conta de problemas de visão aumentou quase 80% ao longo dos últimos dez anos. O aumento no uso de óculos pode estar atrelado à má alimentação.

Má alimentação e uso de óculos:

Em 2014, 14,4 milhões de motoristas só podiam conduzir veículos com o uso obrigatório de óculos ou lentes de grau. O grupo inclui ainda pessoas com restrição para dirigir após o pôr do sol e aquelas com visão monocular (visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos). Em 2024, esse total alcançou 25,4 milhões – um aumento de 77%. Mas o que pode estar associado a esse aumento no uso de óculos?
São diversos os possíveis motivos, mas sedentarismo e obesidade estão entre os grandes vilões da saúde ocular no Brasil. Uma rotina marcada por hábitos alimentares inadequados, somada à falta de exercícios físicos, pode intensificar o risco de diabetes, doença que está diretamente ligada a problemas graves na visão. Esse cenário tem contribuído para o aumento do uso de óculos e a perda progressiva da capacidade visual entre os brasileiros, na opinião do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, membro do CBO.

Sintomas iniciais do diabetes

O início do diabetes frequentemente passa despercebido por quem é afetado. Sede excessiva, micção frequente e fadiga são alguns dos sintomas comuns, mas nem sempre ocorrem em todos os casos. Ainda assim, é essencial que pessoas com histórico da doença na família realizem check-ups clínicos regularmente, já que o diabetes pode causar complicações sérias, incluindo alterações cardiovasculares e o comprometimento dos nervos periféricos.

Retinopatia diabética

Segundo Queiroz Neto, com o passar do tempo, o diabetes pode prejudicar a visão de formas irreversíveis. Após cinco anos convivendo com a doença, os pacientes podem desenvolver retinopatia diabética, que inclui o edema na mácula, formação de neovasos na retina e depósitos de sorbitol nos vasos. Essas alterações levam ao extravasamento de líquidos e podem causar a perda da visão. O tratamento demanda cuidados constantes, envolvendo técnicas como aplicação de laser, injeções antiangiogênicas e até cirurgias, dependendo da gravidade.

Catarata

A obesidade e o diabetes também antecipam a formação de catarata, que é responsável por quase metade dos casos de cegueira tratável no Brasil. Isso ocorre devido às frequentes alterações nas fibras do cristalino, causadas pela hidratação e desidratação repetitiva do olho. “No caso de diabéticos quanto antes o procedimento é feito, melhor”, afirma o especialistas. Isso porque, uma vez que a opacificação reduz a chegada de luz azul à retina, impacta o ciclo de sono e aumenta a resistência à insulina.

Miopia e glicemia

Altos índices glicêmicos podem provocar miopia temporária. “A viscosidade do sangue geralmente aumenta depois das refeições quando o nível de glicose sobe”, salienta Queiroz Neto. O excesso de glicose na corrente sanguínea aumenta a absorção de água pelo cristalino, mudando seu formato e intensificando o grau de miopia. Para garantir estabilidade na refração e saúde ocular, o ideal é seguir uma dieta equilibrada, com pequenas refeições a cada três horas, priorizando grãos integrais, frutas e vegetais.

Glaucoma

A retinopatia diabética pode desencadear o glaucoma renovascular, caracterizado pela dificuldade de escoamento do humor aquoso e aumento da pressão intraocular. Essa condição tem evolução rápida e pode causar perda irreversível do campo visual. Exames oftalmológicos anuais são indispensáveis para o acompanhamento da saúde ocular de pacientes com diabetes.
Adotar hábitos alimentares saudáveis e manter uma rotina de exercícios físicos são práticas que vão além da prevenção do diabetes. Elas também garantem uma qualidade de vida melhor e a preservação da saúde ocular, reduzindo o risco de doenças graves e proporcionando maior estabilidade visual ao longo dos anos. Não basta apenas controlar os níveis de glicemia; cuidar do corpo como um todo é o verdadeiro segredo para enxergar melhor e viver bem.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasileirão 2025 Resultados e classificação

✅ Resultados de ontem – 7ª rodada Ceará 1 x 0 Vitória...

Golpistas usam ação da Prefeitura para aplicar boletos falsos em Dois Vizinhos

Criminosos estão aproveitando a intensificação das fiscalizações anunciadas pela Prefeitura de Dois...

Verê – Condutora ferida em acidente na linha Bellé

Na noite de sexta por volta das 23hs, a equipe da secretaria...