
A entidade é investigada por supostas fraudes que teriam desviado bilhões.
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, que tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (23). A entidade é investigada por supostas fraudes que teriam desviado bilhões de reais de benefícios do INSS.
Segundo a Polícia Federal, sindicatos como o que é parcialmente comandado por Frei Chico teriam desviado aproximadamente R$ 6,3
bilhões de contas de beneficiários da
Previdência entre 2019 e 2024. A investigação aponta que essas entidades faziam descontos irregulares nos pagamentos de aposentados, alimentando um esquema criminoso. O irmão do presidente carrega uma trajetória marcada pela luta sindical, resistência política e impacto direto na formação política do presidente Lula.
Apesar das buscas determinadas pela Justiça contra o sindicato, Frei Chico não foi alvo de mandados nesta fase da operação. A entidade nega as acusações.
A ação da PF também levou à exoneração do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, nesta quarta-feira. Até o momento, o presidente Lula não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
TNONLINE

Deixe um comentário