O peixe-remo de águas profundas — considerado um prenúncio de más notícias — foi avistado mais uma vez nas margens de Encinitas, na Califórnia, Estados Unidos. Foi a terceira vez que a espécie foi reatada no estado nos últimos três meses, e apenas a 22ª no último século.
O peixe-remo de 2,7 metros foi encontrado nas margens de Grandview Beach em 6 de novembro por Alison Laferrier, do Instituto de Oceanografia Scripps, da Universidade da Califórnia em San Diego, de acordo com uma publicação no Facebook de Scripps.
O espécime morto foi então recuperado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional e transportado para o Centro de Ciências Pesqueiras do Sudoeste, de acordo com a publicação.
“Coletamos amostras e congelamos o espécime, aguardando estudo adicional e preservação final na Coleção de Vertebrados Marinhos”, disse Ben Frable, gerente da Coleção de Vertebrados Marinhos da Scripps, na publicação.
A mitologia japonesa atribui aparições do peixe-remo em águas rasas como precursores de terremotos e tsunamis, de acordo com o Atlas Obscura.
Em 2010, pelo menos uma dúzia foi relatada no litoral do Japão pouco antes de o país ter seu maior terremoto registrado, em março de 2011, destacou a Ocean Conservancy.
Teorias surgiram de que o movimento tectônico que precede os terremotos pode matar os peixeis dessa espécie, fazendo com que eles sejam levados para as praias pouco antes de um terremoto, de acordo com a Natural World Facts.
No entanto, um estudo de 2019 não encontrou correlação entre avistamentos de peixe-remo e a ocorrência de terremotos no Japão, segundo a GeoScience.
Texto e foto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias
Deixe um comentário