O estudo técnico preliminar apresentado por Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, durante uma reunião da Acic – Associação Comercial de Cascavel, alerta sobre os impactos econômicos das concessões de rodovias no Oeste e Sudoeste do Paraná. A principal preocupação é o aumento do número de praças de pedágio, de seis para 11, o que resultaria em tarifas mais altas, prejudicando a competitividade das economias dessas regiões, que são grandes produtoras de commodities.
Três delas deverão ser instaladas na BR-163, em Lindoeste, em direção ao Sudoeste, e em Toledo e Mercedes, em direção a Guaíra e divisa com o Mato Grosso do Sul.
Embora o novo modelo de concessão prometesse uma redução de 20% a 30% nas tarifas, o estudo indica que, na verdade, os preços poderão aumentar em até 56,46% para automóveis e 35,46% para caminhões de seis eixos, considerando a inflação dos últimos três anos. Além disso, haverá um degrau tarifário, com aumentos de até 40% quando obras, como duplicações, forem realizadas.
As novas praças cobrirão 792 km de rodovias, afetando regiões importantes para o escoamento da produção. A Acic defende que as tarifas precisam ser justas para não comprometer a economia local.
Assessoria ACIC
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