Crianças faleceram entre domingo e segunda-feira (12). Pediatras envolvidos nos atendimentos foram afastados.
Em menos de 24h, dois bebês morreram no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. As mortes geraram revolta entre os familiares que pedem por uma investigação sobre os casos.
Justiça determina que municípios vizinhos devem enviar recursos para o Hospital Ruth Cardoso
Entenda os casos
Conforme informações do hospital, o primeiro bebê, um menino de 1 anos e 9 meses, foi atendido na quinta-feira (08), mas liberado após avaliação médica. No sábado (10), a família procurou novamente atendimento médico, desta vez na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro das Nações, onde foi constatado o estado grave do paciente. O bebê foi transferido novamente para o Hospital Ruth Cardoso, onde foi entubado e passou por exames. Durante a madrugada de domingo (11), ele piorou. Os médicos tentaram ressuscitar a criança, mas sem sucesso.
O hospital afirmou que havia solicitado uma vaga de UTI pediátrica, mas não houve tempo para a transferência.
O segundo bebê, um menino de 6 meses, foi atendido no Hospital Ruth Cardoso no domingo (11), por volta das 3h, ele apresentava diarreia, mas de acordo com a instituição, o exame clínico estava normal, sem alterações. Por isso, o menino recebeu alta. Mais tarde, por volta das 23h, o bebê retornou ao hospital apresentando desconforto respiratório grave. Ele foi encaminhado à emergência e internado. Na manhã desta segunda-feira (12), o bebê faleceu no hospital.
Em nota, o hospital esclareceu que não se trata de infecção hospitalar. Sendo que “Os critérios para definição são normatizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e avaliados por médicos infectologistas, sendo um dos critérios ter no mínimo 24 horas de internação, o que não se enquadra nos casos.”
No comunicado divulgado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, o município lamentou a morte dos dois bebês e destacou que o Hospital Municipal Ruth Cardoso prestou toda a assistência necessária em ambos os casos.
WH3
Deixe um comentário