Em comunicado divulgado nesta semana, os Correios alertaram para um novo golpe que tem se espalhado pelo Brasil. Tratam-se das mensagens de texto que exigem o pagamento de encomendas supostamente taxadas e retidas pela fiscalização. Segundo a estatal, os casos foram relatados inicialmente no Rio Grande do Sul, sendo que o SMS traz um link que leva para uma central de atendimento falsa.
Ao clicar no link, a vítima é informada de que precisa pagar um valor aos criminosos por meio de um boleto, algo que acaba passando uma certa credibilidade para os usuários mais desavisados. Ao G1, os Correios explicaram que as mensagens enviadas de forma oficial sempre vão redirecionar os usuários para o site da empresa ou para seu aplicativo oficial.
Além disso, em caso de dúvidas, a orientação é sempre buscar informações no próprio site dos Correios, nos perfis oficiais nas redes sociais ou na central de atendimento.
Os números disponibilizados pelos Correios são: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades). A estatal também alerta que não entra em contato com clientes por meio do WhatsApp, uma vez que já há relatos de mensagens semelhantes sendo enviadas por meio do mensageiro.
Por fim, em caso de possíveis taxações da mercadoria, tudo pode ser resolvido por meio do site dos Correios via página de rastreamento.
FONTE: Portal tudo celular
Via voz do Sudoeste
Deixe um comentário