Lar Geral Laticínio Alto Alegre completa 23 anos, uma trajetória de sucesso!
GeralÚltimas NotíciasVerê

Laticínio Alto Alegre completa 23 anos, uma trajetória de sucesso!

Em 24 de dezembro de 1995, um grupo de agricultores nomeou uma comissão organizadora para dar início aos primeiros passos necessários para se fundar a Associação dos Produtores Rurais de Alto Alegre – APRUAL.

A Associação recebeu assistência técnica de agrônomos, coordenadores das Associações Municipais de Verê, representantes do Sindicado dos Trabalhadores Rurais e do CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), orientando os associados sobre a viabilidade do trabalho em associações.

O então Prefeito Municipal Loivo Roque Ritter e o Vereador Lino Alfeu Zeni incentivaram a associação, trazendo a ideia do Pacto Nova Itália ao grupo.

O assunto foi tomando espaço nas reuniões e após vários debates, a APRUAL deu início ao projeto da agroindústria de derivados de leite, futuro Laticínio Alto Alegre, com capacidade de 1.000 litros/dia. A EMATER/PR participou na elaboração do projeto.

 

No dia 9 de abril de 2001 teve início o processo produtivo, contando com 713 litros de leite, valor referente à produção diária dos associados. Neste momento a empresa contava com 4 funcionários, membros da família dos associados.

Os produtos produzidos naquela época eram o queijo mussarela, queijo parmesão, trançados temperados, e ricota.

Para fins mercantis a associação constituiu uma empresa limitada, cuja razão social escolhida fora Laticínio Daniel Colle Ltda, nome de um líder comunitário que perdeu a vida em 1957, por ocasião da Revolta dos Posseiros, ocorrida na região sudoeste do Paraná, no local onde está edificada a indústria, nome também da antiga escola adaptada para agroindústria.

Os produtos obtiveram uma boa aceitação no mercado e percebeu-se a procura cada vez maior pelos mesmos. Com maior demanda, a agroindústria passou a comprar leite de produtores da comunidade que não eram associados. A produção foi crescendo mês a mês, em razão disso houve a necessidade de ampliação da fábrica e de equipamentos. Também os produtores associados, incentivados pelo programa Bom Pasto da Secretaria Municipal de Agricultura, buscavam iniciativas para aumentar a produção leiteira, juntamente com a qualidade. Dessa forma, a associação recorreu à linha do Pronaf Agregar, do Banco do Brasil, onde conseguiu o 2º investimento.

Em 2006 a agroindústria empregava vinte funcionários diretos, produzindo queijos mussarela, mussarela fatiado, queijo prato, prato fatiado, queijo trançado temperado com vinho, trançado temperado com orégano e manteiga.

As novas instalações do Laticínio Alto Alegre, em 2014, contaram com uma estrutura moderna atendendo as mais elevadas exigências do mercado, como qualidade, higiene, sabor, praticidade e consciência ambiental, solidificando a nossa marca no mercado brasileiro.

A estrutura física abrangeu uma área de 5.100 metros quadrados de construção, expandindo a capacidade de captação e processamento, aumentando em 4 vezes a capacidade anterior. Houve também um aumento de 20%  no número de empregos diretos.

Em maio de 2018 concluiu-se mais duas obras importantes do Laticínio Alto Alegre: o Estacionamento coberto e a nova sede do Administrativo, oferecendo um ambiente amplo e mais confortável para atendermos da melhor forma possível nossos produtores, clientes, parceiros, representantes, sócios, funcionários e visitantes.

Neste ano foi efetuado também o lançamento de mais um produto no mercado, o Queijo Colonial Zero Lactose, atendendo a uma necessidade diferenciada de nossos clientes.

Em 2019 foram lançados no mercado mais 4 produtos: Requeijão Cremoso, Mistura de Requeijão e Amido, Manteiga pote de 200g e Manteiga pote de 500g, agregando ainda mais nosso mix de produtos e satisfazendo nossos clientes e consumidores.

Contando com uma planta industrial moderna de 6.500 metros quadrados de área construída e gerando aproximadamente 170 empregos diretos, são coletados e processados aproximadamente 200.000 litros de leite por dia, os quais produzem mais de 500 toneladas de queijo por mês e demais produtos da mais alta qualidade.

Laticínio Alto Alegre é um empreendimento formado por 16 sócios da comunidade local aumentando, desta forma, seu comprometimento com o desenvolvimento social da região.

O processo de industrialização é baseado nas mais elevadas exigências do mercado, como qualidade, higiene, sabor, praticidade e consciência ambiental.

São mais de 30 ítens compondo uma família de produtos com a marca Alto Alegre, que vem conquistando cada vez mais a preferência dos consumidores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mensagens entre Ísis e vigilante indicam desejo de aborto da jovem desaparecida

Mensagens adicionadas no inquérito policial mostram conversas entre Ísis Victória Miserski e...

SANTA IZABEL DO OESTE: HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM QUARTO DE HOTEL

Um homem de 37 anos, identificado como Adriano Ferreira de Couto, foi...

Homem soterrado em Santa Izabel D’Oeste

Na manhã desta quinta, próximo das 11:10hs em Santa Izabel do Oeste,...

Você não pode copiar conteúdo desta página