Com 3.805 produtores certificados, o Paraná é o maior produtor de orgânicos do Brasil, segundo dados do início de março do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Conforme o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos da pasta, que passa por atualização constante, o país tem 24 mil produtores certificados. Para o consumidor final, estes trabalhadores garantem alimentos com mais sabor, aroma e consistência.
Confira os estados com mais produtores certificados, segundo o Mapa:
- PR: 3.805
- RS: 3.586
- PA: 2.633
- SP: 1.667
- BA: 1.536
- SC: 1.372
- CE: 1.167
- PI: 1.110
- PE: 1.081
- MG: 953
Sem estímulos químicos de crescimento, o alimento orgânico passa mais tempo no campo e retém mais valores nutricionais, afirma o produtor rural Cristiano da Silva, de Castro, nos Campos Gerais.
Dos produtores cadastrados no Paraná, 347 estão em municípios dos Campos Gerais. Em todo o estado, 24 cidades possuem feiras de orgânicos. Veja lista ao final da reportagem.
Especificamente nos Campos Gerais, as atividades incluem principalmente a produção de vegetais e o processamento de insumos agrícolas e de produtos de origem vegetal. Mais tarde, toda a produção chega ao consumidor em feiras e supermercados.
Diferentemente da produção agrícola convencional, que costuma focar na alta produtividade e em proporcionar alimentos mais acessíveis ao consumidor final, a agricultura orgânica visa uma produção mais sustentável.
O modelo de produção orgânica não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas ou reguladores de crescimento animal.
Para produzir de forma natural, a agricultura orgânica faz uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde e controle biológico de pragas e doenças, ou seja, utiliza inimigos naturais dos insetos transmissores de doenças –tudo para manter o ciclo natural no campo e no desenvolvimento dos alimentos.
🔎🥬 Como achar uma feira de orgânicos no Paraná
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) disponibiliza um mapa colaborativo Feiras de Orgânicos e Agroecológicos no Paraná para o consumidor encontrar endereço e informações sobre a comercialização de alimentos orgânicos.
Conforme a página, as cidades do estado que contam com feiras deste tipo são:
Para ver informações da feira mais próxima, basta acessar o mapa colaborativo, selecionar a cidade desejada, ver as feiras disponíveis. Após, é só clicar no ícone de barraca para conferir endereço, horários e contato.
O público também pode indicar uma feira para divulgar no mapa colaborativo.
Incentivo ao produtor de orgânicos no Paraná
No estado, o produtor rural pode receber apoio pode do Paraná Mais Orgânico, programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos dessa modalidade.
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior.
O programa visa também a certificação do produtor de alimento orgânico no estado.
Todos os agricultores familiares do Paraná podem participar e receber serviços de assistência técnica e extensão rural para conhecimento e adoção de inovações tecnológicas baseadas na agricultura orgânica, ter apoio nos processos de comercialização.
O produtor interessado deve entrar em contato com algum dos núcleos do programa.
Deixe um comentário